Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sarti - Mais que um nome


































O que o nome Sarti tem a ver com Brigite Bardot, President Kennedy, Papa Pio X, Musica, Inventores, Mundo fashion e Grécia? Nem eu sabia até começar a fussar a internete.
O nome Sarti tem origem em Riese, provincia de Treviso, na Itália, vem da palavra Sarto que quer dizer alfaiate. Sarti é o plural de Sarto. Giacomo and Caddeo Sarti faziam parte do governo como anciãos em Bologna em 1594, segundo o Dizionario Storico Blasonico. Um Cadeo foi bispo de Nepi e Sutri. Em Riezi a familia só recebeu selo de nobreza em 1746.
O mais famoso membro da família foi Giuseppe Sarto, bispo de Mantua e cardeal patriarca de Venezza que em 1903 foi eleito papa (Pio X). Mas há outras curiosidades:
1. Sarti é uma pequena vila na península Sithonia em Chalkidiki, Grécia.
2. Giuseppe Sarti (segurando notas de música) naceu em Faenza, Itália cerca de 1729 quando foi batizado. Era músico e organista na catedral de Faenza antes dos 19 anos de idade. Devotou-se ao estudo de música dramática tornando-se diretor do teatro Faenza em 1752. Escreveu várias óperas. Conheceu Mozart e A opera Fra i due litiganti Il terzo gode, de sua autoria, foi imortalizada por Mozart em uma cena de Don Giovanni. Agora eu sei de onde veio o veio artístico da família. Há vários tocadores de violão e cantores de música sertaneja, principalmente lá em Barretos.
3. Lucien Sarti (foto preto em branco de gravata), nascido por volta de 1931 na Córseca, era uma traficante de drogas e matador de aluguel envolvido na Conecção França, um esquema de contrabando de heroína da Turquia para a França e depois para os Estados Unidos. Em um episódio de série para a televisão ‘The men who killed Kennedy” que passou em 2003, o prisioneiro francês Christian David disse ao repórter Anthony Summers que Lucien Sarti era um dos três criminosos contratados para matar Kennedy no dia 22 de novembro de 1963. O caso ainda é investigado. Cuidado, tem bandido na família.
4. Vittorio Sarti, um sapateiro que morava em Bologna, desenhou um aéreo veliero (veleiro aéreo) em 1828, algo inacreditável para a época. A aeronave possuía dois rotores co-axial contra-rotativos, formados por três velas. A rotação era provocada por jatos de vapor que saiam de vários bicos que saíam do mastro. Criatividade e invenções! Meu pai é um deles, o rei das gambiarras.
5. Renaud Sarti - Personagem de Robert Hossein no filme O Repouso do Guerreiro (Le Repôs Du Guerrier) de 1962. Sobre o filme: Genevieève Lê Theil (Brigitte Bardot, ou simplesmente BB), resgata um homem que tenta o suicido, Renaud Sarti (Rober Hossein). Mesmo assim, ele se transforma em um sociopata, decidido a infernizar a vida da moça, a usando dela tanto verbalmente quanto emocionalmente. Mesmo assim ela não consegue ficar longe dele. Diretor: Roger Vadim. Então marido de BB, buscou recriar uma atmosfera tipicamente francesa, marcada pelo ritmo do jazz/beat. Script de Roger Vadim, baseado na novela de Christiane Rochefort com o mesmo nome. Filme em francês, filmado na França. Na família não há atores, mas tem alguns sociopatas.
6. Há dois anos, em São Paulo, as irmãs Renata e Lilly Sarti decidiram investir em uma etiqueta de moda a fim de suprirem seus desejos e necessidade por roupas que não encontravam no mercado. Seus produtos foram logo abraçados tanto pelas garotas de sua geração quanto por outras mulheres que se identificaram com a proposta e o conceito da grife. O primeiro aval veio da boutique Daslu. Em seguida vieram outros endereços multimarcas que hoje totalizam cerca de 60 pontos de vendas em várias partes do Brasil. Lilly Sarti também faz parte da Abest (Associação Brasileira de Estilistas), mostrando seus modelos para a imprensa e compradores internacionais em show-rooms no circuito das capitais da moda. Para Renata e Lilly Sarti, o êxito da marca vêm de seu “caráter cosmopolita e de um apelo por algo único que é privilégio de poucos”. Bem, minhas irmãs adoram moda e estão sempre bem vestidas! É de família.
Bem tirando essa nobreza toda, há vários pé rapados também. Mas acho que a lista iria ser muito grande, então vamos parar por aqui!!!

29 comentários:

Debora Sarti disse...

Sou Sarti por casamento, mas gerei cinco Sarti filhos e três netos Sarti.
Moramos na França e em Luxemburgo.
Nossa familia é de Rovigo.
Fazemos parte da imensa lista...

Debora Sarti disse...

Sou Sarti por casamento, mas gerei cinco Sarti filhos e três netos Sarti.
Moramos na França e em Luxemburgo.
Nossa familia é de Rovigo.
Fazemos parte da imensa lista...

Unknown disse...

Eu tbm sou sarti q e da minha vó e era da Itália moro agora em foz do Iguaçu

Unknown disse...

Eu tbm sou sarti q e da minha vó e era da Itália moro agora em foz do Iguaçu

Unknown disse...

Eu tbm sou sarti q e da minha vó e era da Itália moro agora em foz do Iguaçu

Unknown disse...

Eu também sou Sarti, filho de Umberto de Campos Sarti, neto de Ermelindo Sarti, meu bisavo veio da Itália depois da Segunda guerra.

Unknown disse...

Somos de Barretos, hoje resido em São Paulo, Vila Leopoldina.

vera lucia disse...

Sou Sarti por parte de mãe. Meus bisavós vieram da Itália. Mas não faziam parte da nobreza e viram como imigrantes no final do século XIX.

Unknown disse...

Sou Sarti por parte de mãe também. Bisneto de Italianos com Senegaleses.

Anônimo disse...

Sou da família Sarti do Bairro Morro Agudo (bairro que predomina a família Sarti), município de Barra do Chapéu-SP. Moro em Apiaí e tenho parentes próximos (Sarti) em Itapetininga-SP, Sorocaba-SP e Conselheiro Lafaiete-MG.

Unknown disse...

Não tenho sobrenome Sarti mais minha mãe é filha de guerino Sarti ,meu avô já falecido ,eles eram de Cianorte e lá tem muito Sarti ,amo essa família

Carlos Sarti disse...

Também sou família Sarti parte de pai, resido em Ribeirão Preto SP - Descendente Italiano / Espanhol. Avós Maria e Normando

Blog do Sandro Sarti disse...

Sou Sandro Sarti Monteiro (nasc. RJ), filho de Margarida Maria Sarti (Nasc. ES) e neto de Pedro Sarti (Nasc. ES e filho de imigrantes italianos).

José Sarti neto disse...

Eu tbm sou Sarti, meu falecido vo tbm e Sarti q nasceu em Jaraguá santa Catarina e meus bisavós Ana Sarti e Luís Sarti vieram da Itália para o Brasil .

VAGNER Fabricio Sarti disse...

Eu tb sou Sarti, moro em Itapolis SP

Unknown disse...

Sou Sarti.... e sou militar e moro no Rio Grande do Sul. Meu Tata avô veio da ITA.

Tatiana disse...

Eu também sou Sartti, sou de Cianorte PR

Unknown disse...

Silmara Sarti
Sou Sarti por parte dos avós tanto paternos como maternos, pois meus avós, Zenaide Sarti e Lourenço Sarti, meus tataravós vieram da veninçula da Toscana. Moro em Apiai- Sp.

Unknown disse...

# Peniçula da Toscana

Unknown disse...

Sou Sarti por parte de pai. Meu bisavô veio da italia no sec 19. Depois vieram outros irmãos e aqui se estabeleceram. Origem Bragança Paulista. Os Sarti se espalharam pela região e interior

Unknown disse...

Sou Umberto Sarti, Neto de Hermelindo Sarti e filho de Umberto Sarti, familia da região de Olimpia, Barretos, Bebedouro, Severinia, interior de São Paulo. Hoje resido em São Paulo.

Unknown disse...

É nóis

Anônimo disse...

Oi

Anônimo disse...

Eu também sou Sarti. Neto de Luís Sarti e Ana Sarti.

Anônimo disse...

Sou Sarti tbm, neto do José Sarti, que era filho de Marcelo Sarti, vieram da Itália, por volta de 1910-1920

Anônimo disse...

Sou Sarti também. Avós Luís Sarti e Anna Sarti.

Anônimo disse...

Adoro meu sobre nome TALITA F SARTI SOU DE JAU

Anônimo disse...

Somos primos com certeza. Bragança Paulista, morro de anhumas.

Anônimo disse...

Minha família também é Sarti, moro no Brasil, mas meu bisavô veio de Rovigo...