Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Patrik 1.5 - filme sueco



Sessão de domingo: Sven Skoogh (Torkel Petersson) e Göran Skoogh (Gustaf Skarsgård) mudam-se para uma casa num subúrbio residencial em algum lugar da Suécia. O casal quer adotar um garoto de 1.5 anos de idade. Apenas aguardam o sinal verde do serviço social.
Neste ínterim conhecem os vizinhos, pessoas ‘normais’ que ainda se espantam com o fato dos dois homens serem um casal. Algum tempo depois, recebem uma carta confirmando que foram aprovados para adotar Patrik (Thomas Ljungman). Entretanto, para surpresa do casal o garoto não tem 1.5 mas 15 anos de idade. Pior: tem uma ficha criminal respeitosa, fuma e bebe.
Patrick nunca conheceu o pai e perdeu a mãe aos cinco anos de idade. A tia, única parente prometeu soltar os cachorros encima dele se ele aparecesse por lá. Foi criado em um orfanato para onde não pretende voltar. Para piorar a situação ele é homofóbico.
O filme foi adaptado de uma peça de Michael Druker. Em alguns momentos é um pouco piegas, um “tearjerker”, em outros tira algumas gargalhadas. A surpresa, pelo menos para mim, fica no fato de que num país tão avançado quanto a Suécia, ainda há preconceito. As famílias ‘normais’, vizinhos deles, vão mostrando aos poucos que ninguém é normal e que o importante é todos buscarem se entender e ser feliz.
Recomendo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mais um dos meus foras

Tava na festa de aniversario de um amigo e reencontrei uma amiga em comum. Fazia mais de um ano que nao a via. De cara percebi que ela havia engoradado, mas é claro, essas coisas nao se comenta. Tomei um vinho, ouvimos musica, e ai a gente vai se soltando. Conversa com um, conversa com outro. Ai houve um momento em que alguem comentou sobre a flexibilidade da tal amiga. Ela deve ter quase 1,80 de altura, pele super branca, cabelos longos, mas... bem acima do peso. Ela, para mostrar a flexibilidade levanda a perna e coloca atras do pescoço. E eu, com minha espontaniedade toda digo em alto e bom tom, com cara de espanto sincero: "Nossa, você devia estar no Hair Spray!"... Silencio total! Em uma fraçao de segundos eu me dou conta: Eu acabei de chamá-la de gorda! Pra quem não sabe, a atriz principal de Hair Spray, é goooorddaaaaa! gorducha, mas tem uma flexibilidade de dar inveja! Todos ali assistiram o musical e sabiam do que eu estava falando. Alguém mudou de assunto rapidinho e eu murmuro para amiga do lado: "Acho que acabei de dar um fora!" E ela, com cara de paisagem diz: "Abafa o caso!" Eu abafei.... quero dizer, até o momento de postar isso aqui ne! So vou saber se a tal amiga abafou o caso quando vê-la novamente. Porque até onde eu sei, elefante tem uma memória incrível, não esquece e se vinga. E patada de elefante mata, então, o melhor é ficar londe de encrenca.