Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dicas - Sobreviver em Londres

Dicas:

Dinheiro – Cidade cara. Leve carteira de estudante internacional. Da direito a vários descontos em museus, passeios, cinema, etc. Verifique o valor do desconto. Nem sempre é 50% como no Brasil. Há museus que não cobram após certos horários. Alguns são grátis como a National Galery. Na Inglaterra museu é barato, visita a igreja é caro.

Caminhe em vez de usar o metro em Londres. Ao pedir informações pergunte qual é o caminho pela superfície. Ao andar de ônibus (Double decker bus) vá na parte superior, na frente. Para distancia longas use o metro. Lembre que subway não é metrô, lá chamam de Tube ou Underground. Veja quantos dias vai ficar e compre o travel card (acho que agora chama-se oyster) para uma semana, ($ 17 zone 1 and 2), serve para onibus e metro nas zonas 1 e 2. Se sair das zonas 1 e 2, pague a diferença antes de entrar no metro.

Leia um livro em inglês, de um autor britânico, durante a viagem (autores: Virginia Woolf: Mrs. Dalloway, Katherine Mansfield, T. S. Eliot, E. M. Forster. Livros: Oliver Twist, etc. Vá em lojas de segunda mão, há livros baratinhos.

Não vale a pena comprar roupas ou outras coisas na Inglaterra, os preços são muito altos. Deixe pra comprar lembracinhas. Souvenirs baratos: marca páginas para livros, imãs de geladeira, cartões postais tipo calendário.

Teatro - Musicais. Os ingressos esgotam seis meses antes do show. Dica: Vá uma hora antes do espetáculo e pergunte pela fila de devolução de ingressos. Um pouco antes de começar o show, eles vendem os ingressos que são devolvidos para aquela noite. Tem que pegar o que aparece (Assisti Mamma Mia por $ 15). Aqueles vendidos em cabines no centro pra turistas são furadas.

PUBS - Tem que ir em um pub. Prefira os longe do centro, em bairro onde há mais ingleses e menos turistas. (Richmond, Greenwich, Hamstead). Puxe papo, os ingleses gostam de conversar, não são esnobes e gostam de estrangeiros. Converse com os nativos (se conseguir entendê-los é claro!). Se for com um grupo de nativos, eles fazem turno e pagam uma rodada pra todos. Se houver seis pessoas, paga-se uma rodada de seis, depois outra pessoa paga outra rodada, etc. Você vai beber seis “pints” e vai sair de lá carregado. Prefira ‘half pint’ se não é de beber muito, e não há problema em negar uma rodada. Mas é bonito pagar uma rodada pelo menos.

Danceterias: Em inglês ‘clubs’ – Há para todos os gostos e bolsos. Todos os tipos de públicos e gostos musicais. Pergunte para as pessoas que conhecer lá na cidade onde ficam, o preço, tipo de música, etc. consome-se muita droga nas danceterias, principalmente êxtase. Bebidas são vendidas a noite toda. Os londrinos bebem exageradamente. Não dá pra acompanhar. Na área de Leicester Square estão as mais conhecidas, mas há muitos turistas também.

Língua – Não fique frustrado se não entender o que os ingleses falam. Nem eles se entendem. Há vários sotaques pela cidade. É só ter calma, logo o ouvido se adapta e a coisa flui. Se falarem o cockney (tipo de inglês da classe trabalhadora) esqueça, não dá pra entender mesmo.

Comida – Experimente comida indiana. Geralmente bom preço e boa. Não é tão forte, para agradar o gosto dos ingleses. Bons lugares pra almoçar são os noodle places (comida chinesa) e alguns cafés como Café Rouge que vendem refeições a preços razoáves. Compre sanduíche pronto no supermercado, suco e fruta e leve consigo. Na hora do almoço, sente-se em um parque e almoce. É muito comum isso por lá. Alguns hostels tem cozinha coletiva. Faça sua janta antes de sair.

Nenhum comentário: