Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Silogismo ou Falácia?


Peguei um ônibus na estação de metro República numa pequena viagem em direção a Paulista. Acabei ouvindo a conversa de um cara sentado atrás de mim. Não que eu seja curioso, talvez um pouco, mas ele falava alto. Mas ai ele disse para a garota, que tentava impressionar, sentada ao seu lado: “Tava conversando com o cara, achei que ele era legal, mas o cara era gay!” Eu pensei: “Para tudo! Tem muita coisa ai nesta frase!” O ônibus continuou a viagem, e eu comecei a viajar na frase dele. Silogismo ou Falácia? Em seu subconsciente, o rapaz talvez tivesse formado a seguinte conclusão geral:
“Todos os gays não são legais. Todo cara legal não é gay. Quem não é gay é legal!”
Bem! Talvez uma conclusão particular, tipo assim:
“Todo gay não é legal, Algum gay é homem, Algum homem é legal!”
Mas ai ele precisava de uma conclusão que lhe confirmasse algo, então ele pensou:
“Todos os gays não são legais. Ora, eu sou legal. Logo, eu não sou gay.”
“É isso ai. Era ai que eu queria chegar!” Pensou ele, e continuou: “Bem, o que não é legal é ilegal, assim sendo: Todos os gays são ilegais. Ora, eu não sou ilegal. Logo, eu não sou gay.” É, porque é ilegal, do ponto de vista social ser gay, que inglês quer apenas dizer alegre. Bem, então homem que é homem não pode ser alegre. Assim, ninguém escapa dessa! Vamos parar de assistir comédias, principalmente o Pânico na TV e Casseta e Planeta. Comédia no teatro, nem pensar, coisa de v**d*! Auto-firmação? O casal levantou e os dois ficaram em pé na porta do ônibus. Ele segurava a bolsa, dela. Uma bolsa fashion ennoorrmmee pendurada nos ombros. Falava muito e a rodeava como um pombo querendo cobrir a fêmea. Ela aceitando o cortejo. Ele desceu um degrau e colocou uma perna no degrau superior e encostou-se a ela. Eu continuei na viagem.... da frase dele é claro:
“Todo homem é legal. Ora, eu sou legal. Logo, eu sou homem.”
“Todo os homens são legais. Bem, mas meu amigo gay é homem. Logo meu amigo gay é legal! Epa... pêra ai! Meu amigo gay é legal. Eu também sou legal. Logo eu sou gay. ... Pêra ai... tem algo errado nessa história.. não é nada disso!”
Se ele pensava nisso tudo, teve que parar porque o ônibus parou no ponto e eles desceram. Eu desci logo atrás. Pra terminar essa história, pode ser que eu só viajei na frase do cara e não seja nada disso, afinal, todo mundo tem um amigo homem ou um amigo legal ou um amigo gay. A maioria diz que é mente aberta e que não tem nada a ver, nada contra, etc. Não sei se é silogismo ou falácia. Acho que a maioria nem sabe o que diz, nem sabe o que pensa, nem sabe quem é, se é gay, se é homem, se é amigo, se é legal ou ilegal. E eu não sei de mais nada!

Nenhum comentário: