Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de março de 2009

Eu chorei

Domingo dia 8/3/2009, dia internacional da mulher, fui ao Teatro do SESC na Vila Mariana assistir ao Cia. Ballet Stagium. “Bossa Nova e Kuarup ou a questão do índio” Estava com o Guto e a Jô. A primeira parte da apresentação foi uma montagem batizada de Bossa Nova, criada pelo coreógrafo Décio Otero e dirigida por Marika Gidali. Foram dez canções entre elas Dindi, Só tinha de Ser Você, Canto de Ossanha, Berimbau, Lobo Bobo e Corcovado. Eram 13 bailarinos em movimentos irreverentes. Uma ótima surpresa à R$ 4,00. Inacreditável. Ai, na penúltima musica, eu chorei. Sob o som da música Amor em Paz de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, na voz de Rosa Passos, seis bailarinos entraram no palco. Do lado esquerdo duas bailarinas dançando juntas, no meio um homem e uma mulher, do lado direito dois homens. As três formas de amar. Estou pensando nos adjetivos que poderia usar para descrever, mas não vou usar nenhum. Eu reagi, chorei. Chorei como nunca havia chorado assistindo a um filme ou ouvindo musica clássica no teatro municipal. Não deve ter sido apenas a música. Choro ao ouvir Atrás da Porta com Elis Regina. Acho que os tons musicais ativam meus canais lácrimais. Deve ser isso! Mas ali no teatro deve ter sido uma combinação de imagem, som, sensibilidade, sensitividade e saudades. E a letra? Dá pra ficar indiferente? No dia seguinte entrei no site do grupo, consegui o email para contato, mandei um comentario elogiando e pedi o nome da musica. Me enviaram e ai está:

"Eu amei, e amei ai de mim muito mais do que devia amar
E chorei ao sentir que iria sofrer, e me desesperar
Foi então, que da minha infinita tristeza aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver e de amar em paz
E não sofrer mais, nunca mais
Porque o amor, é a coisa mais triste, quando se desfaz"


Nenhum comentário: