Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2009

Experimentar o Novo

Pitaya
Atemóia

Lichia (A lichia (Litchi chinensis) é um gênero botânico pertencente à família Sapindaceae)
Dois dias atrás comprei uma fruta para experimentar. Pitaya. “Have you ever tried?”. Não gostei muito da tal Pitaya, apesar de bonita. Minha fruta predileta, pelo menos por enquanto, é a atemoya. Minha irmã Rita me apresentou: “Luiz Atemoia. Atemoia Luiz” “Nice to meet you!” e ai sempre que vejo no mercado ou na feira compro. É quase um orgasmo. Gosto também de lichia. Experimentei pela primeira vez em um restaurante indiano em Londres em 1999. Agora tá ficando comum por aqui. Sei que tem gente que torce o nariz para a lindas, coloridas e saborosas frutas. “Detesto!” “Como assim! Já experimentou?” “Não mas, uma fruta com esse nome e essa cara deve ser horrível!!!” Fazer o que? Tem gente que gosta de fígado e miúdo de frango, dobradinha e coisas afins! Eu detesto e ninguém me fará comê-los. Mas a diferença está no fato de que eu experimentei primeiro. Adoro jiló e como quiabo. Experimentar, esta é a palavra. A vida deve ser cheia de experimentos. Experimentar comida, lugares, pessoas, tudo. Como as frutas, algumas pessoas são belas mas sem sabor, outras saborosas sem beleza, outras belas e saborosas. Experimentar é a única maneira de sabermos se é bom ou ruim (pra nós, porque o que é bom pra um não é pra outro, certo?). Mas dizer que não gosta de algo sem testar é puro preconceito. Agora para aqueles que já experimentaram e ainda assim não gostam nem de banana, nem manga, mamão ou qualquer fruta comum, só posso lamentar. Nem todos, mas em geral a pele entrega!

Nenhum comentário: