Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Oasis Paulistano




Teria duas semanas de recesso (ferias). No ultimo dia recebo ligação de que teria mais cinco. Yahoo! Esta gripe A (Suina) até que rendeu algo bom. Resolvi aproveitar estes dias em Sampa e conhecer lugares novos.

Terça 04/08 - conheci o auditório no subsolo do MASP. Quarteto Vienarte tocando valsas e polcas austríacas e autores brasileiros (Pattápio Silva e Fco Mignone). Gratis. - Um silêncio lá dentro, nem parecia que estava na Paulista.

Aproveitei para visitar a exposição permanente do MASP dividida em dois temas:
1 - Olhar e Ser Visto (Retratos) - Pinturas de auto-retratos, pessoas famosas e importantes que se fizeram pintar.

O que ficou: "Retrato reproduz o real (ritrarre), a pintura respresenta o real"
" A Arte é uma coisa mental" - Leonardo da Vinci

2- A Arte do Mito - Como a mitologia clássica greco-romana foi explorada através do tempo com exposição de esculturas, pinturas e gravuras. Havia esculturas originais da Grecia e Roma também. O que ficou: "O mito é o nada que é tudo" - Fernando Pessoa

Quinta 06/08 - Fundação Cultural EMA GORDON KLABIN
Peguei o bus, desci a Augusta até ela virar Colombia. Esquina com a Portugal no Jardim Europa, a casa foi construida inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha a pedido de Ema para ela cercar-se em seu ambiente doméstico das coisas belas que apreciava. O jardim é de Burle Marx. Uma delicia! A coleção à mostra inclui tapeçarias, figuras funerárias em ceramica, vasos, anjos rococós italianos, quadros de Frans Post, Tarsila, Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Raffaelino desl Garbo e Philips Lorrain. A sala de jantar esta posta para um jantar de gala com cristais e prataria. Eu e mais duas senhoras tivemos um guia conosco o tempo todo. Um silêncio!!!! Recomendo. 10,00 mas é necessário agendamento (
http://www.emaklabin.org.br/ - 11 3062-5245)

Caminhei pelas ruas do bairro com o sol já se pondo. Lindo! Finalmente fui conhecer o Shopping Iguatemi. Pois podem acreditar. Eu nunca tinha colocado meus pés lá. Destaque para a Tiffany & Co. Entrei, conversei com o Milton, um dos vendedores muito simpático que me contou a historia da loja, sobre os designers das joias. Aprendi que o nome Tiffany's mudou porque eles abriram o capital. Que a jóia mais barata fica em torno de R$ 350,00 (um pingente ou chaveiro) e a mais cara não tem preço. Já encomendaram um colar de R$ 1.000.000,00 que veio de NY para SP. Pode? Tem gente que pode!!!

Acho que vou morrer e não vou conseguir conhecer tudo o que esta cidade maravilhosa oferece. Mas aos poucos vou conhecendo estes oasis de cultura e silêncio disponíveis a nós.

Nenhum comentário: