Por isso, menas conversa e mais ação. Fica a dica.
LINGUADIRETA é Um blog para te ajudar a aprender estratégias de ensino e aprendizagem da língua inglesa e outros idiomas. Como fazer uso de filmes, música, livros, podcasts etc, para otimizar o aprendizado. LUTADORMENTE é um blog onde eu dou vazão a minha criatividade como escritor.
Pesquisar este blog
domingo, 28 de março de 2010
Menas conversa e mais ação
Por isso, menas conversa e mais ação. Fica a dica.
Terra Papagalli
Além de mapas raros sobre o Brasil, há várias gravuras feitas durante a ocupação dos Holandeses entre 1624 e 1654, gravuras do Rio de Janeiro antes do advento da fotografia, documentos de chefes de estado do Brasil e Santos Dumont, obras originais feitos por artistas como Lazar Segal, Portinari e Marcelo Grassmann para ilustrar livros, e muito mais.
Sempre dá pra aprender algo novo e diferente.
Cats
"Cats" é baseado em 14 poemas do livro infantil "Old Possum's Book of Practical Cats", publicado em 1939 com poemas e ilustrações do autor americano T.S. Eliot. O musical é ambientado em um beco escuro, a tribo dos Jellicle Cats. Eles reúnem-se para celebrar quem são, quando o líder do grupo,Old Deuteronomy (Saulo Vasconcelos), anuncia qual deles irá para um lugar especial chamado "Heavyside Layer", onde poderá renascer para uma nova vida. Entretanto, Grizabella (Paula Lima), que abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo lá fora, é desprezada por todos. É ela que canta a bela canção “Memory” que foi muito bem vertida para o português.
Hairspray
quarta-feira, 24 de março de 2010
Oiticica, Hélio
Pouco antes de viajar para Londres, vi uma reportagem no Jornal da Globo sobre uma exposição de Helio Oiticica na Tate Modern de Londres e sua importancia. Nunca tinha ouvido falar nele.
Chegando em Londres, ao visitar a galeria lembrei dele. Coincidencia: Havia várias cópias de um livro sobre ele e sua exposição na Tatem, pela bagatela de cinco libras. Comprei um. Tudo em ingles é claro. O Itau Cultural na Paulista está com uma exposição de alguns de seus trabalhos. Lá aprendi palavras novas como Parangolé. Tropicália is the best. Há um trabalho dele exposto no novo Parque Mario Covas na Paulista também. Aproveitei pra conhecer o parque.
O quadro 'seja marginal, seja heroi' pertence a Nelson Mota. É mole não! - Fica o convite.
Celso Cunha versus Bechara
Wallace versus Darwin
Direito de amar / A single man
O Diario de Anne Frank
segunda-feira, 22 de março de 2010
Back to London 1
London
Amsterdam
Luxemburgo
Fiquei surpreso ao ver pessoas fumando no bar. Itamar explicou. Só é proibido fumar entre 11 e 14, hora de almoço e depois das 18 as 20, horário de jantar. Nos outros horários é livre. Ok né? Cada país com suas leis anti-fumo. Passeamos pelo parque, a fonte estava congelada, mas havia gente fazendo corrida. Eles usam uma calça térmica, tipo fuso, ridícula. Depois Itamar me levou ao Art Café na 1ª rue Beaumont place du theatre L-1219 Luxembourg onde tomamos uma sopa. Papo em dia. Dez anos em 10 minutos. Por que não? Acreditem, na era do twitter, tudo é possível. Compramos o jantar: mousse aux cruton de saumon, frois Grass, pan. Ele leu o taro pra mim. Ótimas notícias para os próximos dez anos. Meu futuro está cheio de estrelas. Rz.
O TGV saiu as 10 em ponto e cheguei em Paris as 10h06 com 6 minutos de atraso. Eles pediram mil desculpas pelo alto falante. Eh, lá eles fazem isso!
Paris
Sábado. Ruas brancas de neve. Musée carnavalet (Historia de Paris). Almoço : un assortiment de quatre fromage, pan e soupe à l’oignon. Caminhada : Place de Voges, Bastilha, Catredral de Notre Dame, Sourbone, Pantheon e Jardin de luxembourg, paisagem totalmente diferente da que vi dez anos antes. O branco predomina. Muito frio. Café e chocolate quente. Depois Torre Eiffel e Centre Pompidou. Fechado. :( Pois é, fecha às 22, mas chegamos as 21h05 e não pudemos entrar.
Paris II
Hora de almoço: Estava enjoada. Nem terminei a Stella Artois morna. Caminhada pelo jardin de Tuillerie, passeio de bateau Mouche e Torre Eiffel. Topo fechado para reforma. Era meu aniversário. Queria jantar no restaurante da torre, mas não podia nem pensar em comida. Estomago totalmente embrulhado. Fila desorganizada e quase tive um piti lá em cima. Sabe aquele ataque de pânico, você quer sair do lugar e não consegue? Mas mantive a classe.
O ruim mesmo foi acordar a noite para ir ao toillete mais de três vezes. Dia seguinte em Montmartre: Moulin Rouge, Pigalle, Sacre Cour com direito a missa e coral em Frances, place du Tertre, souvenirs e metro até o Musée D’ Orsay. Fechado L. Bus até Champs Élysées, compras na L’Occtitani e Sephorá e muito frio.
Paris III
Madrugamos para ir ao aeroporto. Gelo por todo o caminho. Escorregamos mas chegamos. Surpresa! Vôo cancelado por motivo de greve. Mas ir a França e não ter algum problema por motivo de greve não é uma viagem completa certo? Em 1995 fiquei no TGV 3 horas por causa de greve. Em 1998, e 1999 foram problemas no metro e agora era a torre de comando. Vive la Grève. Mas tivemos sorte lugar no vôo das 15 horas sem garantia. 16hs chegamos em Londres. A vista do avião: tudo branco de neve. No hostel em St Pauls fiquei trancado no quarto e tive que chamar a recepcionista com meu celular para ela vir abrir para mim. Mudei de quarto.
Back to London
Seguimos pela galeria, mas não conseguia assimilar que havia perdido o tal cartão. Toda aquela arte moderna e contemporânea, Andy Warhol entre outros e eu só pensava no tal do cartão. Deixei meu telefone no restaurante, no teatro, seguimos pela ponte olhando o chão, voltei a loja, mas nada do cartão. Acabou o meu dia. O jeito foi esquecer. A noite fomos ao Imax Cinema. Já estavam vendendo ingressos para Alice in Wonderland de Tim Burton, para abril. Avatar estava começando. Não havia ingresso. L Resolvemos comprar para outro filme para o sábado, mas para nossa sorte, uma mulher apareceu devolvendo dois ingressos e o cara do caixa, que adora brasileiros vendeu para nós. Conseguimos entrar para assistir Avatar em três dimensões. :)
London again
Sábado de chuva. Fui até o Chelsea para rever a escola onde estudei e restaurante indiano onde trabalhei. Depois fui para Parsons Green para ver a segunda escola, e descobri que o Café Rouge, onde trabalhei, havia fechado. Havia jogo de futebol do Chelsea e as ruas em volta da Earl’s Court estavam todas fechadas e cheia de gente indo para o estádio. A chuva parou. Encontrei Andréia e Carol, amiga brasileira dela em um pub na Trafalgar Square. Caminhamos até Covent Garden. A noite fomos a um pub onde conheci amigos da Carol que trabalham no teatro com ela.
London - fim da viagem
Fim de uma viagem. Fim de um ciclo. Inicio de uma grande amizade com Andréia. Inicio de uma série de coisas. Inicio de um novo ciclo.
domingo, 7 de março de 2010
2010 Novo ano, nova década, nova era
Dias posteriores: Passeio pelo Holland Park, Portobello Road, pubs no Soho e em Liverpool. Visita ao museu do cinema onde vi roupas e mobiliário do filme Harry Potter, entre outros, uma volta na London Eye, literalmente: uma volta, e debaixo de um frio quase insuportável, uma caminhada até Buckingham Palace, passando pelo Parliament Houses, Big Bem, Abadia de Westminster, St James’ Park. Mas a surpresa foi descobrir que o North Gower Hotel, em Euston, onde morei um mês, foi vendido e virou conjunto habitacional. Mas ai, entramos em um restaurante indiano vegetariano e nos acabamos de comer curry e pimenta em tudo.....
Londres Dez 2009
Minha segunda viagem para Londres foi no dia 30/12/1998. Depois de 10 dias em Paris. Lá fiquei quase um ano. Voltei em novembro de 1999. Muita coisa continua igual, outras nem tanto. O Big Ben, a Tower Bridge e a Tower of London, os palácios, os parques, as praças, os monumentos, o tube (metro), The Globe, teatro réplica do Shakespeare, ainda estão lá, mas o travel card virou Oyster card, a London Eye, maior roda gigante do mundo agora gira, o projeto Tate Moden saiu do papel e é real, agora tem a Millenium Bridge e tantos outros prédios que não existiam dez anos atrás.
Daqui pra frente, não vale a pena contar detalhes de nada nem de tudo, apenas o que, pra mim, foi diferente, divertido, interessante.
31/12/09 – As lojas em liquidação total, Total Sale. Rodamos a Oxford Street. Finalmente comprei minha câmera fotográfica Lumix PanasonicDMC-FZ38 com zoom 18. Agora era só começar a fotografar tudo. Fotografei os monumentos e seus detalhes, os pratos de comida indiana, fish & chips, noodles, o lugar onde morei, a neve caindo na virada do ano, e depois todos os museus em Amsterdã e Paris, sim, a Mona Lisa, de pertinho, sem aquele monte de japoneses que invadiam a Europa 10 anos atrás. Então, como estava dizendo, fotografei tuuuudddo. Mas ai, aconteceu algo terrível. Não vou estragar a surpresa... mais pra frente eu conto.