Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Patagonia e Terra do Fogo - Aprendi que ....

Nesta viagem aprendi que o que é hoje o parque Nacional Tierra del Fuego, foi uma área onde os presos trabalhavam. Derrubaram a maioria das arvores para contrução de casas e lenha para o fogo no inverno. Sobraram os tocos como testemunhas!

Aprendi que o Lupino é uma flor trazida dos Estados Unidos e que se adaptou muito bem a região da Terra do Fogo. Seu perfume é fantástico!

Aprendi que a cor azul do gelo glacial da-se por ser muito compacto e ter pouco oxigenio. Quanto mais compacto, mais azul. Que as paredes do glaciar pode chegar a 65 metros de altura (edificio de 20 pisos). Que eles estão na latitude 50 do hemisfério sul e Londres está na lititude 50 do hemisferio norte. Aqui tem glacial e la não. Isto é devido a dois fatores, o vento húmido que vem do pacífico pelo oeste e a temperatura fria nas montanhas que formam o gelo.

La Pataia é o nome da baia acima. Significa Hermosa (bonita) e aqui termina a parte continental. Não há mais nada na mesma latitude sul no planeta. Por isso é chamado de El fin del Mundo.

Aprendi que o Castor foi introduzido em 1945 na região. Trouxeram 25 do Canadá e hoje há mais de 120.000. Como nao há predadores naturais eles proliferam e são considerados uma praga. Por isso é permitida a caça. Os restaurantes da região servem carne de castor. O dique acima foi construido por uma unica familia de 5 castores. Eles destroem as arvores mas o diques atraem outros tipos de animais como peixes e pássaros.

Aprendi que tem banco Itau em Buenos Aires e a gente pode sacar dinheiro lá. Tem que falar com o gerente aqui primeiro. E que taxi é muito barato.

Aprendi que nao basta ver o local e tirar fotos, tem que sentir. Abrir os sentidos. Os olhos, os ouvidos, o nariz para sentir o cheiro, tocar as folhas das arvores, a areia, o solo e a agua. Falar com os locais e experimentar a comida deles. Voce pode ver as fotos depois e lembrar das sensações que ficaram registradas em sua mente. A camera nao faz isso por voce!!! É uma pena ver tantos turistas num frenezi de devorar com as cameras o que olham. Depois chegam em casa e nem lembram onde estavam.

Apendi que o canal Beagle antes chamava-se Onashaga (canal de caçadores) mas recebeu este nome do barco onde estava a expedição de Charles Darwin que passou por aqui em sua expedição que depois seguiu para os Galapagos.

Que gelo é frio mesmo!!! Que o verão Austral dura 4 meses. O resto do ano fica tudo congelado.

Aprendi que Calafate es un arbusto espinoso abundante em Tierra del Fuego. Las flores de color amarillo vivo y agradablemente perfumadas. Produce al final del verano unas deliciosas bayas de color azul oscuro que son brillantes cuando están bien maduras. La leyenda dice que 'quién come calafate, regresa por más a esta tierra". Lembra amora e é azeda. Fazem geléia e licor da fruta. El Calafate é também o nome da cidade próxima ao Parque dos Glaciares.

Aprendi que Lenga é o nome de uma arvore típica do hemisfério sul. Formam bosques enormes que cobrem as ladeiras das montanhas desde o nivel do mar até 600 metros de altitude.

Ao visitar El Balcon de El Calafate aprendi que o que é hoje montanha desertica, era um glacial. Eles passaram por ali. Há vestigios fóseis de que houve um bosque há milhoes de anos ali, madeira petrificada.
Aprendi que en las paredes del profundo Canadon del Rio há manifestações de arte rupestre. São marcas deixadas por caçadores desde o ano 7300 a.C. Foram feitas com hematita, manganeso, cavao vegetal, limonita e caliza (argila). Hoje os artistas fazem artezanatos inspirados nelas.

Aprendi que viajar é bom... mas voltar é melhor. Melhor ainda é ter porque voltar. A familia, os amigos, o trabalho, a rotina. Comprar lembrançinhas para eles faz parte da viagem e é uma delicia poder dividir isso tudo com alguém.

2 comentários:

Flávia Ribeiro disse...

Oi querido, adorei a sua reportagem fotográfica da viagem. Muito boa! Beijos

Juliana Menz disse...

A DO REI a minha lembrancinha!!!!