Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jean Charles o filme


Assisti ao filme Jean Charles. Morei em Londres em 1999 e é sempre interessante assistir filmes que mostram a cidade. Este em especial, mostra a vida dos brazucas por lá. Impressões: A cidade é linda, há tomadas maravilhosas de helicoptero da cidade, até os telhados são bonitos. Que povo caprichoso! No condominio onde morar os brazucas, geralmente bairros pobretões de Londres, é tudo lindo, com jardim, gramado, lindo, lindo. E é de verdade, é assim mesmo por lá. Em 99 não tinha a London Eye, maior roda gigante do mundo nem aquele prédio da prefeitura que parece um pirulito, ou outra coisa se forçar um pouco a imaginação. A Millenium bridge estava em projeto e o Millenium Dome, onde iria ser o show do Michael Jackson, não tinha sido inaugurado ainda. É ta na hora de voltar e matar as saudades. Quanto a filme, Selton Mello, sempre ótimo, mas é só. Os outros atores, pelo visto amadores ou pessoas reais dando uma de atores, eram tão ruins que o contraste de atuação é muito grande. A hitória está amarradinha, até chorei na hora em que eles vão lá no necrotério ver o corpo do Jean, depois ri, principalmente com um ator negro, engraçadinho ele, mas fiquei com a sensação de que faltou algo. Mas enfim valeu. A vida dos brazucas por lá é aquilo mesmo, quinze pessoas em um quarto, um passando a perna no outro, um ajudando o outro, e a luta pra ganhar uns pounds pra mandar para o Brasil continua. Houve uma cena em que a garota dizia para o Charles: "A diferença entre eu e você é que eu não tenho vergonha de ser quem sou!" Eu pensei no seguinte. Eu nunca tive vergonha de ser brasileiro e quando estava lá tinha orgulho em dizer que era, mas ficava longe daquele tipo de brasileiro que ele mencionou, ficam tao absortos em ganhar dinheiro que esquecem de aproveitar o que a cidade tem para oferecer, ou ficam lá 5 anos e nao aprendem uma palavra de ingles. Mas como diz o Marcelo Médice, cada um com seus probremas. Enfim. Recomendo, acho que serve como uma aula para os que pretendem ir viver lá.

Nenhum comentário: