Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que é texto?

Terminei de ler o livro 'Coesão e Coerência Textuais" by Leonor Lopes Fávero, professora titular de Lingua Portuguesa na PUC e professora da USP. Segundo a autora, "o texto convém mais do que o sentido das expressões da superfície textual, pois deve incorporar conhecimentos e experiencias cotidiana, atitudes e intenções."
O que eu leio não é o mesmo que você lê. Eu faço minha interpretação baseado no meu conhecimento e visão de mundo. Eu escrevo com uma imagem fixa, pré-determinada pela minha experiencia de vida. Portanto, ao pensar na palavra casa, eu faço uma imagem mental de uma 'casa' que não será a mesma imagem mental do meu leitor. A coesão é 'obtida parcialmente pela gramática e parcialmente pelo léxico', a coerência é 'o resultado de processos cognitivos operantes entre os usuários e não mero traço dos textos.'
Sendo assim, como escritor, tenho a responsabilidade de levar isto em conta e pensar em como irei facilitar a vida do meu leitor, mas o leitor, se torna agora parcialmente responsável ao executar a leitura. Eu, como escritor, interlocutor, não conseguirei jamais passar a informação exatamente como pensei. O leitor, ouvinte do texto, não entenderá jamais as coisas como eu tentei explicar. Deu pra entender? Não? Lamento, é assim mesmo que funciona.

Nenhum comentário: