Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O melhor presente


Final de ano chegando, milhares de aniversários e a velha pergunta: que presente dar? Adoro dar presentes. Detesto ter que dar presente. Presente por obrigação, tipo, aniversário, inauguração de casa, despedida, casamento, lembrancinha de viagem, natal, etc. O pior é quando se está com a conta devedora, dívida até o pescoço e tem aqueles amigos que até pedem presentes: O que você vai me dar? E quando passam lista de presentes? “Fulana vai se casar, festa lá na puta que pariu, domingo às oito horas da manhã, que é pra ninguém ir mesmo, a gente ta passando uma lista para todos os funcionários colaborarem. Valor 20,00 por pessoa.” Péra ai. Valor estipulado? Democracia fica onde? E se eu quiser dar mais? E se não puder dar os 20, vão falar de mim pelas costas? Há também aquelas ligações da família te comunicando: Olha Lu, compramos o presente do aniversário de casamento da mãe. É um relógio lindo, cravejados de diamantes, que ela nunca vai usar porque pode ser assaltada, e a sua parte é só $ 900000000000. Mas vocês não me comunicaram! Falamos sim, naquele dia lá lembra? Não. Falamos sim e você concordou. De qualquer maneira, é a sua mãe! Ainda tem as wish lists nos Orkut da vida. Pessoas fúteis pedindo I-phone, óculos de sol da Dior, Bolsa Louis Vuitton. Bem, eu não tenho essas coisas pra mim, como vou dar isso de presente? Mas há os presentes que te dão por obrigação também. Porta retrato de plástico, livro de auto-ajuda que você não precisa, camiseta com numeração maior ou menor, cor que não combina com nada, ai você vai na loja trocar, ou paga a diferença ou então tentam de empurrar algo que você não precisa. Urso de pelúcia, que dá alergia, toma espaço e não serve pra nada. Coração gigante, vermelho escrito eu te amo. Enfim, eu sou muito estranho, chato mesmo. Gosto de comprar presente assim. Estou passeando, ai eu vejo um pote de doce de abóboras e lembro que minha mãe adora doce de abóbora, ai eu compro. Não é aniversário dela, nem uma data especial, apenas me lembrei dela e de que aquele doce será especial pra ela. Não me considero mão de vaca, se a pessoal for especial e a vontade de dar o presente for espontânea, eu posso e quero pagar, compro, dou pelo prazer de dar sem esperar nada em troca. Áleas, isto é outro problema, pessoas que dão presentes esperando receber algo em troca. Sem comentários!!! Presentes que eu adorei receber, sem esperar, sem datas especiais, foram um tapete feito a mão pela minha mãe, um cartão calendário, baratinho, que uma colega de classe trouxe de Londres, pendurei na geladeira e vai ficar lá o ano todo me fazendo lembrar dela. Uma ligação de uma pessoa querida dizendo que tava vindo me ver e que trazia um brownie. Por que eu sei que você adora!!!! Um cartão, um poema, uma lembrancinha daquelas que querem dizer algo, tipo uma mug com um desenho que é a sua cara, de alguém que me conhece bem. Presentes não precisam ser materiais. Convite pra andar de balão. Um dia inteiro da pessoa mais querida ao meu lado, seria um dos presentes mais caros, pois eu sei o quanto as pessoas andam ocupadas. Bem, é final de ano, e agora o negócio é parar por aqui e fazer a minha lista. Tem o porteiro do prédio, a faxineira, meu chefe, meu cunhado, .... que é que eu vou dar mesmo????????

Nenhum comentário: